A Janela Visionária

Atualização 07/04/2004: Depois de alguns capítulos muito densos (entenda-se “complicados”) sobre como a nova ciência favorece a cosmologia sagrada, o livro passeia por temas como a evolução das espécies (você é criacionista ou evolucionista? Existe uma nova explição quântica para a evolução), reencarnação e criatividade. Estou ADORANDO a parte sobre criatividade e muito do que estou lendo é coerente com os meus “insights”. Estou na pág 167 de 267…
janelavisionaria.jpg
Esse é o segundo livro do Goswami que eu leio. O primeiro foi uma revelação, e é o meu livro de cabeceira: O Universo Autoconsciente.
Agora o físico quântico Amit Goswami aprofunda os conceitos de seu livro anterior em uma linguagem um pouco mais acessível para o leigo. Goswami inverte a lógica e proclama que a consciência é quem cria o mundo material e não o contrário, conforme raciocinamos. Ele faz pontes entre os conceitos da física quântica que vão interligando a ciência, a psicologia, a evolução pós-darwiniana até atingir a religião, incluindo a ética e o livre arbítrio.
É um livro que eu estou lendo com calma, meditando sobre cada conceito e tentando alcançar a profundidade da concepção do universo que o Prof. Goswami desenha.
Nota 11 !!!
links sobre a Nova Ciência:
Goswami em português no Google
The Online Bulletin of SCIENCE WITHIN CONCIOUSNESS
Jornal Infinito


Sinopse:
O que é mais real – este livro ou a consciência que você tem dele?
Amit Goswami responde, sem hesitar, que é a consciência que você tem dele. O livro não existe totalmente enquanto você não tem essa consciência. Absurdo? Amit Goswami é capaz de provar isso como nenhum outro físico. Educado na sagrada tradição hindu, Goswami revela brilhantemente como a nova ciência comprova aquilo que os místicos sempre souberam – que é a consciência, e não a matéria, a base fundamental do ser. Quase brincando, citando Einstein a Forrest Gump, Goswami integra o nosso coração espiritual à nossa mente científica. Valendo-se da psicologia cognitiva, da filosofia oriental e da física quântica, ele defende um novo paradigma científico, no qual os valores humanos vêm em primeiro lugar. Em seguida, com experiente clareza, demonstra como os princípios da nova ciência podem nos ajudar a despertar a nossa criatividade interior, aprofundar nossa espiritualidade e viver como seres realmente livres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s