Fatboy Slim reúne 150 mil pessoas no RJ

É a consagração: Fatboy Slim reúne 150 mil pessoas na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro neste domingo.
A revista VEJA já tinha dado uma matéria de página inteira na edição da semana anterior.
Talvez você ainda não tenha ouvido falar do cara. Seu nome verdadeiro é Norman Cook. Eu já sigo a sua genialidade desde que comprei um disco (disco mesmo, em vinil) do HouseMartins, uma banda inglesa da década de 80 no qual ele era o baixista. O HouseMartins tinha canções ótimas, mas emplacou apenas um hit aqui no Brasil, a música Built, que ficou conhecida “Melô do Papel” por causa do seu refrão que parecia que o cantor falava “vô comprar papel”, ou algo do gênero…
Depois dos Housemartins ele participou de uma banda dance, que esqueci o nome que tinha um clip bem legal que passava nos primórdios da MTV Brasil.
Mas encarnou o Fatboy Slim, e praticamente inventou o estilo dance de BigBeats, onde predominam um riffs de guitarras sampleadas, uma frase de vocal repetida ao extremo e um andamento bem rápido na bateria, com uma batida menos quebrada que o Drum´n´Bass. Eu gostei!!! Quem se lembra do Funk Soul Brother? Tocou nas rádios até encher o saco…
Voltando ao ponto: 150 mil pessoas reunidas para ver o cara. Ele é DJ, ou seja não “toca” um instrumento convencional, não canta… E mesmo assim empolga tanta gente.
Teve uma vez que toquei no saudoso 433, lá na Silva Jardim, com a banda Retrato Falado e antes do show, que seria todo seqüenciado nos teclados, eu comecei falando que as pessoas não precisavam ver o Leonardo pintando a Monalisa para apreciar o quadro, e de mesmo modo, a música poderia ser apreciada pelo o que ela é, e não apenas pela sua execução.
A música eletrônica ganhou afinal: eventos como as raves, os shows de DJs internacionais e esse show do Fatboy Slim mostra que a sensibilidade também pode ser expressada e compreendida através dos circuitos eletrônicos dos chips de computador.
– leia a matéria no Terra sobre o show
Site oficial do Fat Boy Slim

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s