Pior do que estudar para concurso

Está sendo árdua a tarefa de aprender a programar em Java para o meu novo celular…
Passei o sábado inteiro pesquisando sobre o assunto, a algumas coisas interessantes podem ser resumidas e assim ajudar outros malucos que como eu pretendem brincar mais fundo com essa tecnologia celular.
Primeiro: Na NOKIA existem 4 séries de plataformas de desenvolvimento: a 40, a 60, a 80 e a 90. Primeira dúvida? Qual plataforma é o meu 3205??? Depois de muito fuçar no site da Nokia, descobri que ele é da plataforma 40. Bad news: na plataforma 40 não se aplica o sistema Symbian e tem que se usar Java direto dentro dos pacotes de SDK’s da Nokia. SDK é Kit de Desenvolvimento de Software.
Começe então baixando as duas camadas de SDK que você vai precisar: a “Series 40 Developer Platform 2.0 SDK” e a “Nokia Developer’s Suite for J2ME 2.0”. Para pegar esses pacotes tem que ir no site de desenvolvedores da Nokia e se registrar. É um saco achar esse site, já que não tem link no site oficial da empresa. A URL é http://www.forum.nokia.com. Para instalar tem que entrar com uma senha que você recebe por email depois do cadastro no site da Nokia. Quanta burocracia!!!
O “Nokia Developer’s Suite for J2ME 2.0” pede que na tua máquina tenha o Java RunTime atualizado a partir da versão 1.41. Como eu não tinha, tive que ir no site da Sun para descobrir que o local para pegar o maldito é no site http://java.com. O download é automático, mas demorou muito para instalar o pacote.
Por enquanto estou aqui. Agora vou instalar os pacotes da Nokia….
saturday night follow-up: Consegui instalar os pacotes da Nokia. O J2ME abriu o simulador de System 40 perfeitamente! O simulador do telefone é perfeito, com som e tudo!!! Tem gateways para simular todos os serviços on-line dentro do teu PC. Mas aí que começaram os problemas. Eu nunca programei em Java sem uma IDE gráfica, e o J2ME não é nada amigável… Não consegui fazer nada, pois não sei como começar… Nem carregar os exemplos eu descobri como fazer… Por isso abandonei o J2ME e instalei o Borland JBuilder, pois “parece” que assim fica mais fácil… Vamos ver…

Um comentário sobre “Pior do que estudar para concurso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s