Como dizem os gaúchos…

Deu PTi…
E o PT se danou no segundo turno das eleições municipais aqui em Porto Alegre, em Caxias do Sul, em Pelotas, em Curitiba e em São Paulo!!! Todas com margens pequenas de diferença, o que é mais gostoso ainda, pois a derrota fica mais traumática… Ou seja, a estrela foi varrida do sul do Brasil. Estrela cadente… Decadente!
E já está prenunciada um nova revoada dos perdedores para Brasília…
(E para quem não sabe, clique no link abaixo para entender o significado da expressão que iniciou este artigo e que foi difundida na música de Kleitor e Kledir).


O significado do ‘deu pra ti’ fica mais fácil de captar quando você entende o ‘deu’. ‘Deu’ é um dos monossílabos mais usados no dia-a-dia de porto-alegrense.
Quando você serve alguém em Porto Alegre, a pessoa nunca diz ‘chega’ ou ‘tá bom’. Assim que ela acha a porção satisfatória, ela diz: “Deu!”.
Os edifícios em Porto Alegre não têm porteiro – têm porteiro eletrônico.
Para a pessoa que você vai visitar saiba que você conseguiu abrir a porta, você precisa gritar no interfone: “Deu!”. Não é ‘abriu’ ou ‘consegui’ – é ‘deu”.
Quando alguém está explicando alguma coisa complicada e o porto-alegrense finalmente entende, ele não diz ‘entendi’. Ele diz: “Deu!”.
Note que não há absolutamente nenhuma conotação sexual nesse ‘deu’ multiuso.
Não existe sequer espaço para piadinhas. Pelo contexto, o porto-alegrense entende muito bem de qual ‘deu’ se trata – mais ou menos como você sabe em 100% das vezes se o Ronaldinho em questão é o Nazário ou o Gaúcho.
Com o que, aquele ‘deu pra ti, baixo astral’ do hit dos manos Kleiton e Kledir significava pura e simplesmente ‘xô, baixo astral’. Vou pra Porto e – bah, trilegal.
Diferentemente do ‘trilegal’, que caiu em desuso, o ‘deu pra ti’ continua firme e forte. Inclusive em suas variantes – como ‘deu pra tua bolinha’ (um ‘deu pra ti’ com uma dose extra de desprezo) e o ‘deu pra mim’ (muito útil quando você precisa bater em retirada).

fonte: Blog Imagens e Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s