A Escola do Perdão

vou fazer uma tse sobre tudo isso...
No começo foi difícil: “Será que consigo amar novamente?” – me angustiava…
Percebi que algo ainda não estava cicatrizado por dentro. “Ai ai ai, como perdoar?”
Então percebi para que eu estava aqui. Percebi para qual finalidade tudo tinha acontecido: “Para que eu aprendesse a perdoar… Estou numa Escola do Perdão!!!”
Falar em perdão é muito fácil. Agora limpar a mente é que “são elas”… Instala-se um dilema: Como perdoar sem amor no coração?
Pensei: “Então o segredo é eu me apaixonar por alguém!” – como se isso fosse um produto de prateleira. Na verdade quem age assim, sem querer generalizar casos específicos, apenas usa a tática da muleta: se apoia no outro para suprir momentaneamente as suas carências. Eu não queria mais isso para mim.
Então ficou naquela confusão na pequena área: a bola passa para o PERDAO, que devolve para o AMOR, que devolve para o PERDAO, que devolve… e não saía disso…
Mais aí entrou o elo que estava faltando para “fechar todas”. O que iria unir o PERDAO com o AMOR. E isso é o ENTENDIMENTO. Por que Perdoar não é o mesmo que esquecer. Perdoar não é apenas repetir para você: “Eu perdôo”. Por que perdoar não é levantar o nariz com ar de superioridade e pensar: “Eu entendo a merda que fulano fez e perdôo”.
Perdoar é simplesmente entender o outro. Entender que tudo é perfeito, que tudo está perfeito. Que o outro teve um papel importantíssimo para a tua evolução, e só por isso já deverias agradecer. Perdoar é entender que cada um agiu da melhor forma possível dentro da evolução de cada um. Que você também “fez merda” e que também estava querendo fazer o melhor. O Perdão começa por perdoar você, começa por entender a sí próprio… Tudo na verdade começa no Auto-conhecimento.
Quando “cai a ficha” do Entendimento, e nasce o Perdão, automagicamente renasce o Amor. Um Amor diferente, um Amor pleno: o verdadeiro Amor incondicional! Você enxerga a divindade em você e no outro.
Na verdade está tudo interligado e tudo é uma coisa só: O Perdão é Amor, o Amor é Perdão e o Amor é o Entendimento de que tudo está Perfeito…
Eh eh eh, não precisa ir beijar ou adular os seus “ex”-desafetos, mas o seu novo sentimento de que tudo está Perfeito, de que tudo está Correto, te traz a Paz de Espírito que pensavas não mais existir. Você não sente mais nada pelos ex-desafetos além do que um sentimento de Fraternidade.
Mais ainda paira uma dúvida no ar: “Será que consigo amar novamente?” Quaaaaaa!!!!

Anúncios

12 comentários sobre “A Escola do Perdão

  1. Rubino Amigo,
    tua dúvida final não combina com o teu texto, combina menos ainda com o parágrafo do “automagicamente”(adorei esta palavra), pense bem….
    Parabéns pela reflexão, é profunda e verdadeira.
    Abraço.

    Curtir

  2. E é por isso que perdoar é Divino.
    Porque o amor é o sentimento Divino.
    Quem sente o amor verdadeiro, o amor Divino, perdoa.
    “AutomaGicamente” – AMEI.
    Mas realmente… não sei se vou conseguir amar de novo não.
    QUAAAAAAAAAAAAAAAAA.

    Curtir

  3. Leonara amicíssima,
    A dúvida é inerente ao estado humano de aprendizagem…
    Se não fosse assim, poderia mandar canonizar o Rubis, e ele não estaria aqui…
    Isso é o retrato fiel de quem está, como todos, vivenciando intensamente e assim tendo algumas atitudes despertadas, sacou???

    Curtir

  4. O mais interessante é como vc Rubino consegue fazer essas maravavilhosas conexões. Eu demoro meses para isso. De fato, perdoar é entender, entender que todos estamos evoluindo, que uns estão um pouco mais a frente, outros um pouco mais atrás.
    Abraço grande.

    Curtir

  5. ai, ai, ai… é por essas e por outras que coloquei p mondo vr como homepage do meu pc… é incrível como tu acerta querido rubino… como tuas palavras me ajudam várias vezes… quem não passou ou está passando por esse dilema? falar em perdoar é muito fácil, mas estar com o coração realmente pronto pra isso, é outra história, não é mesmo? Na última edição da revista que faço aqui em nh, a Opinião Magazine, saiu um arigo linnnnndddooo sobre esse assunto, com o título ‘Aprender a perdoar’, escrito por um monge beneditino… vou lhe enviar um exmplar, tenho certeza que vais amar amigo… um bjo no coração! fica com Deus!!! e não deixe de nunca de pensar, questionar, duvidar, ir atrás das coisas… é isso que nos mantem vivos… 🙂

    Curtir

  6. É esse tipo de texto que faz eu me apaixonar cada vez mais por vc…
    E se eu posso “Te Amar” e vc tb pode “Se Amar”, é claro que vc pode tb voltar a Amar alguém.
    É aquela velha história que conversávamos outro dia…. Fórmula simples né??? Agora colocar em prática é que são elas.
    OPS……
    Na verdade… acabei de ter um insght… uma vez já te desse uma frase mais ou menos assim… (“As veses o que falamos para o outro é exatamente aquilo que precisamos ouvir.”)Lembra?
    E lembra tambem exatamenteo que me disseste pelo MSN semana passada???
    Mais ou menos isso: se vcs realmente se amarem vcs vão construir uma nova relação juntos … e vc vai ter de entender que nunca vai ter ele só para vc…. e ele vai ter de entender que nunca mais vai se entregar em um relacionamento como no anterior se anulando e se intregando totalmente…
    Well…. creio que é bem isto…
    Amar passa a ser construir novos relacionamentos pautados em muito respeito, respeito ao outro e a si mesmo, a sua própria individualidade.
    Amar é construir a própria Felicidade!!!
    Bjs e Boa Sorte!!!
    Simy
    “Construindo a Felicidade”

    Curtir

  7. Rubi,
    maravilhosa essa tua reflexão e te agradeço pelo ensinamento passado.
    Ultimamente com a correria da “filharada” não tô tendo muito tempo para reflexões, a não ser de vez enquando, durante uma mamada do Felipe no meio da madrugada e com o silencio e a paz do lar. Mas muitas vezes o sono e o cansaço me vencem.
    Amei…. continua nos presentiando com os teus textos, com teus ensinamentos….
    Um grande bj a esse cara muito especial e que com certeza vai amar de novo e logo….

    Curtir

  8. Lindo texto rubis, chego a ficar sem palavras!! Mas pode ter certeza que tu acaba ajudando muito quem lê teus textos. Parei muito para refletir sobre tudo isso, pois muitas pessoas nem ao menos sabem o que é o perdão, e como tu mesmo disse, acabam “perdoando” quando conseguem amar de novo um outro alguém..acho que realmente não é bem isso, mas enfim, MUITAS pessoas acabam confundindo!
    beijo pra ti meu querido!

    Curtir

  9. Quando conseguimos perdoar, o amor incondicional vem como consequência. se somos capazes de perdoar, se somos capazes de enxergar o que é melhor pra nós, também somo capazes de amar de novo, seja uma outra pessoa, ou a mesma de uma maneira diferente…
    O importante é não se preocupar com isso. Porque é algo que vem naturalmente…um belo dia você acorda e descobre que encontrou outro amor. Assim, simples, que apareceu quando você finalmente se libertou da culpa de não poder amar de novo…
    Amor: sentimento infinito, com várias formas, com várias definições para cada um de nós…
    mas no fim é sempre amor, é sempre puro, é sempre bom….
    um grande abraço!!! muita luz e paz*

    Curtir

  10. Temos dentro de nós um estoque enorme de amor,amor pala vida,por um filho,um amigo,pela natureza etc.Será que vc não perdoou por já ESTAR AMANDO? Se vc não tem mais mágoa pela pessoa de quem gostava,entende a falha dela e tua tbm,se la no fundo aquela mágoa esta se transformando em apenas carinho é sinal que vc já assimilou,mas,com certeza aquela nuvem cor de ROSA tem muito nesta transformacão.Quando estamos amando vemos o mundo com outros olhos,tudo fica fácil,ficamos mais sociáveis,mais humanos.Seria realmente importante PERDOAR? Não bastaria apenas DESCULPAR? Perdoar é esquecer definitivamente aquela fato,isto é possível?Deus perdoa o homem desculpa ! No momento não estou amando,apenas gostando,mas estou de bem com a vida,ninguém morre por não estar amando,desde que saiba que tem dentro de si muito amor e que na hora certa ele aflora-rá !

    Curtir

  11. Amar e Perdoar, da até rima da até musica.
    Mas para quem acha que isso é um esforço sobrehumano pode recorrer ao exoterismo.
    Porque ñ?
    Basta utilizar as propriedades de Canga Rosa, pedra brasileir com muito poder enegetico.
    Proponha-se a êste misterio natural…
    Canga Rosa uma pedra feita por quem mais sabe dos nossos asuntos sentimentais, fabricante de estrelas.
    E se creemos que somos todos os seres vivos pó de estrela…Somos todos feitos da mesma materia.
    Todos pertencemos à este universo.
    Pois sendo assim da simples…
    Ñ custa nada tentar, poe uma pedrinha rosa na sua vida, no seu bolso esquerdo.
    Depois é´só esperar e ver para comprovar, que algo passou…
    Será tao dificil assim tentar?
    Uma pedrinha destas custa muito pouco e devemos aproveitar as oprtunidades que a vida nos oferece.
    Portanto se estamos falando de brasileiros para brasileiros, aproveita ésta oportunidade de ser brazuca e vai buscar o seu pedacinho de Canga Rosa.
    Curiosidade: Esta pedra só tem ai em Minas Geraes, e que normalmente é confundida com o Quartzo Rosa.
    Saudaçoes de um brazuca que vive no extrangeiro e tem um pedacinho de Canga Rosa no seu bolso à cada dia.”Da Canga Rosa Quero o gosto e o sumo”
    Ps; O Amor é a chave!!!
    O perdao é uma consequencia.
    Beijos nos seus coraçoes

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s