Um Mundo sem Dogmas

...
Algumas definições:
Dogma: no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis.
Doutrina: conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.
Estamos num mundo de dogmas. Dogmas são as regras e também os credos, os rituais, as regras, as doutrinas.
Dogmas existem por todos os lados. Na nossa vida social, na nossa vida doméstica, na nossa vida profissional e na nossa vida religiosa.
Em linhas gerais, quanto menos desenvolvido é um indivíduo, um povo ou uma nação, maiores serão as necessidades de seguirem-se os dogmas.
Desenvolvimento aqui não é sinônimo de riquezas materiais. Veja o caso dos Estados Unidos pós atentados… O nível de controles que se criou a partir de então é absurdo! Desenvolvimento é o nível de consciência sobre a divindade que existe dentro de cada Ser e a extensão de sua maturidade espiritual.
Quanto mais rude é o povo, mais se tem que doutriná-lo. A liberdade na mão do “selvagem” resulta na “lei da selva”, onde não existem respeito nem consideração. Esse é o resultado da ausência de dogmas. Na verdade, ao suprimirem-se os dogmas, aflorescem rapidamente nas pessoas menos desenvolvidas os instintos mais animalescos.
Na medida que o desenvolvimento se instala, menos os dogmas são necessários. Cada indivíduo percebe a sua indivdualidade, e assim passa a percorrer o “seu” caminho e assim ele se liberta dos dogmas coletivos. Dogmas também podem limitar os seus passos.
Porém, os dogmas diminuem, mas não desaparecem totalmente. Até porque tentar viver sem dogmas não deixa de ser um outro dogma! O ato de ser diferente pressupõe uma série de ritos e posicionamentos para aquele que tenta ser o “diferente”.
Naquele mundo idealizado, onde só habitem pessoas altamente evoluídas, ainda teremos apenas um ritual, uma doutrina, um dogma: o Dogma do Amor.
Não existem mundos sem dogmas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s