Consumo Desenfreado

Consumo desenfreado
Nessa sexta feira Porto Alegre foi assolada pelas liquidações pós-Natal.
O Magazine Luíza abriu suas portas às 6:00 da manhã prometendo descontos “de até 70%”… Na verdade, uma mentira! Pois as portas não “foram abertas”. Eles abriram apenas uma “portinha” para entrar e outra para sair, de modo a aumentar o “frisson” da promoção. E os descontos de 70% foram apenas em poucos produtos, na maioria produtos baratos, tipo panela, ventilador e ferro de passar roupa. Não haviam TVs HDMI de Plasma com desconto de 70%. Propaganda enganosa.
Não deviam deixar fazer propagandas como essa: Descontos de “ATÉ” 70%.. O correto seria anunciar o desconto médio, proporcionalizado pelo preço da mercadoria em oferta. Aí, veríamos que a Liquidação do Magazine Luíza seria de um desconto médio de 5%…
O sistema não fiscaliza o sistema, porque para o sistema não é interessante que o povo saia da ilusão. Quanto mais ilusão melhor. Slogans convidativos de “Descontos de até 70%”, filas na porta do estabelecimento às 6:00 hs da manhã, propaganda com a cara do Faustão convidando para o evento… E o povo indo lá… iludido…
Nesta sexta feira as demais lojas também aproveitaram para as suas liquidações. Colombo, Casas Bahia, e outros magazines também fizeram descontos enganadores para caças os últimos níiqueis de um povo já exaurido em seus recursos monetários, graças aos gastos de Natal e dos impostos de começo do ano. Mas tudo em 10 prestações sem juros, fica fácil, né?
Tivemos também a inauguração do BIG Cavalhada, um hipermercado de mais de 5.000 m2 de área, que recebeu mais de 20.000 pessoas no dia de estréia, o que causou um grande congestionamento nas ruas do bairro. Imaginem: 20.000 pessoas se acotovelando para entrar num supermercado!
O consumo está desenfreado, a ilusão está muito grande e o povo estão “rebeldes”.
Adivinha onde eu estava nesta sexta de manhã? Na fila para entrar no Magazine Luíza…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s