A Polêmica “Eficácia do Treinamento”

(Reproduzo aqui um artigo escrito em 25/01/2001. Esse artigo foi um dos artigos mais comentados no site da VR2, o que demontra o grande interesse das pessoas sobre o assunto Treinamento e sua verificação de Eficácia…)
Esse requisito da ISO 9001:2000 é talvez o que mais tem gerado controvérsias durante as auditorias. Tenho acompanhado várias maneiras diferentes de cobrar esse requisito por parte de auditores de diversas certificadoras, deixando os Clientes com a impressão de nunca estarem fazendo a coisa certa.
Parece que nunca os auditores tem aceitado facilmente as sistemáticas de avaliação da eficácia de treinamento que as empresas estão implementando em seus sistemas de gestão da qualidade.
Já ví de tudo: sugestões para que sempre exista uma prova no fim dos treinamentos; que o prestador de serviço de treinamento faça uma avaliação ao final; que não poderia ser aceito a avaliação da eficácia pela chefia de seus subalternos; que o registro de eficácia tenha que ser assinado pelo treinador; etc, etc, etc…
O que se deve ter para atender esse requisito e passar bem pelas auditorias é…
(ver o restante do artido no site da VR2 Gestão Integrada)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s