Conhecer e compreender

As pessoas tentam compreender sem conhecer.
A ordem é essa: CONHECER para depois COMPREENDER.
Não se toca um piano apenas lendo as partituras. Não se conhece o Divino apenas lendo as Escrituras. Não se aprende a amar lendo a revista Contigo.
Para se “conhecer” tem que se vivenciar. Se entregar. Estar presente. Estar presente é viver o Aqui-Agora, sem expectativas, sem julgamentos. Pois se você tentar conhecer algo a partir de seus pressupostos, você não conhece a totalidade, você apenas vê o que você gosta e não enxerga o que não lhe convém.
Esse é o maior impedimento do Conhecimento. Estar livre de referências prévias. Estar livre de opiniões pré-estabelecidas. E o pior que quanto mais se conhece, mais forte é o sentimento de ser o “Dono da Verdade”, e maior as chances de não ter a mente serena, aberta e livre.
Pois apenas com uma mente serena, aberta e livre que o Conhecimento pode surgir.
E passando-se pela fase da experiência sem julgamentos, do verdadeiro conhecimento, começa a etapa mais apaixonante de todas: a etapa do Compreender. Mas para isso é necessário um estudo fino.
Tentar compreender o Mundo, o Universo, a Criação… Quem envereda por esse Caminho, descobre a Humildade no percurso. Pois essa compreensão é tão sublime, tão perfeita, que nos mostra que só uma Mente Cósmica Onisciente poderia conceber a Beleza.
Para compreender quem somos e que estamos fazendo, precisamos primeiro nos conhecer.
Quem está afim de olhar profundamente para dentro?

2 comentários sobre “Conhecer e compreender

  1. Olá colega… andei lendo seu blog e gostei muito do que escreve e da maneira como vê as coisas. Me identifiquei mesmo. Pergunta: você ainda tem o 1o. LP do Dead Kennedys? Se sim e quiser fazer negócio, por favor me mande um e-mail. Abraços.

    Curtir

  2. Ola!!!
    Agradeço seus comentários positivos quanto ao Mondo.
    Sobre o LP, eu tenho sim!!!
    Voce tem alguma oferta? O disco está em Porto Alegre, e nao sei como poderia enviá-lo para outra cidade, caso esse fosse o caso.
    sds
    Rubis

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s