Coragem para Mudar!

Muitos querem mudar… Mudar de hábitos, mudar de relacionamentos, mudar de morada, mudar de paradigmas, mudar de visual, mudar… Mas poucos tem a coragem necessária para a mudança.
Por que o imobilismo presente na procrastinação nos dá uma falsa sensação de segurança. É o se acostumar com o “ruim”, com medo que o mesmo possa se tornar “pior”.
Mas não podemos nos deixar marionetes de nossos medos e fraquezas. As coisas erradas acontecem por si mesmas, mas as coisas certas só vem através do planejamento e da execução firme dos passos que levam a sua realização.
Leio com pesar que a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, que se inicia hoje na Polônia, dificilmente obterá consenso na obtenção de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa, por causa da crise econômica global.
Os ambiciosos donos do poderio econômico devem pensar assim: “Imaginem, reduzir a emissão dos gases agora que a economia está indo mal…”.
Porém a crise econômica está intrinsicamente ligada a crise geral que passa a nossa Orbe, onde a degradação ambiental, o consumo exacerbado, a falta de sentimentos humanitários, a violências das cidades, as alterações climáticas e a crise do sistema capitalista são facetas do mesmo quebra-cabeças que se apresenta no momento atual da humanidade.
Para superar a crise econômica é necessário mudar totalmente o modelo de vampirização dos recursos naturais que estamos vivendo. Precisamos de menos shoppings e mais de áreas verdes para plantar. Precisamos de menos carros e mais caminhadas. Precisamos de mais conversas com os amigos e menos novelas na televisão.
E para resolver todas essas mazelas é necessária a MUDANÇA !
Mas quem tem coragem para mudar? Não espere que quem mais vantagens leva com o modelo econômico que aí está seja o primeiro a sugerir a mudança. Quem mais está comprometido com o sistema, mais vai defendê-lo a todo o custo: “Imagine? Diminuir a produção??? Agora???”
Pois a coragem é algo que depende do indivíduo. É um sentimento que nasce dentro do coração e da mente de cada um.
Enquanto não tiveres o discernimento que a mudança é necessária, e enquanto não tiveres a atitude de dar o primeiro passo, ainda que tímido e pequeno, ainda pertencerás ao lado que está lutando para que as medidas da “Conferência de Mudanças Climáticas da ONU” não deêm certo.
De que lado você está? Então passe a agir coerentemente. Agir, e não apenas pensar. Agir e não apenas falar. Agir!!! Vamos lá: Coragem!!!!


Tem que segurar a barra
Eu sei que isso aqui é tora
Mas se eu não tiver coragem
O Mestre vai-se embora

(Alex Polari)

Deixe um comentário