O Dia dos Bobos

Nas minhas visões durante as preces, visualizando um mundo futuro de paz, harmonia, unidade e respeito, eu sempre enxergava um mundo no qual as pessoas morassem na natureza, perto de seus amigos.
Isso para mim é a representação do “vamos nós ao vosso reino” (ou o “venha à nós o vosso reino” dos católicos, que é uma posição mais comodista) é essa: harmonia com a natureza e ecovila de amigos. Nada de trânsito, poluição, maldade e stress, que são o que as cidades nos trazem hoje.
E agora percebo que isso não é mais uma visão de futuro. Isso já me acontece hoje!
Acabo de chegar de uma reunião de amigos onde fomos tocar violão, na verdade, ensaiar algumas músicas. A reunião foi aqui no meu vizinho. Para lá chegar fui caminhando entre a mata, levando meu violão. Na volta, um lindo céu com estrelas cintilantes oscilavam no firmamento. No caminho, um túnel de árvores proporcionou-me uma escuridão total, fazendo-me prestar atenção no chuá-chuá do regato d’água que corria ao meu lado. Que linda que a Natureza é, tão linda que reserva-nos essas belezas até de noite…
É claro que não estavam todos os meus amigos lá. E é claro que poucos deles moram na natureza perto de mim… Mas isso talvez seja apenas uma questão temporal.E alguns grandes amigos já estão por perto.
No reverso lado da moeda, de tarde fui para a cidade, no bairro dos Moinhos de Vento. Bairro que leva a alcunha de “chic”, mas é esnobe na essência. Eu morava lá. Agora me espanto com a situação. Foi quase impossível estacionar. Trânsito pesado e parado. Pessoas desconexas, fazendo parecer o que elas gostariam de ser. E o que elas gostariam de ser, é doutrinado pelas tendências de consumo, o que faz o rebanho tornar-se apenas igual aos olhos que sabem distinguir um outro ângulo, tornando-se assim possível fazer essa leitura do processo urbano.
Hoje foi o Dia da Mentira. O Dia dos Bobos. Dedico esse dia às cidades, e aos metropolitanos que caem diuturnamente na ilusão de que a vida é isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s