Craviola

CRAVIOLA
[Craviola do Rúbis. Veja a marca do Guerreiro em amarelo, no tampo]
E a Craviola vai cada vez mais se firmando no posto de “Meu Instrumento Preferido”. E olha que a competição é dura, pois o detentor anterior desse posto era nada mais do que o Ableton Live, software de produção musical que eu considerava “meu instrumento do coração”…
Alfredinho tocando CraviolaA Craviola tem 6 cordas de aço. Timbre único, estridente, parecendo com uma Harpa Celestial. Excelente para acompanhamentos, dá um toque folk aos hinos de Juramidam.
Sua ação é pesada, machuca as mãos. Difícil tocar um hinário todo com ela.
Em solos ela se destaca. Lembro-me do Irineu Barsé voando em solos transcendentais, nos trabalhos em que ele tocou a Craviola no CHAVE.
A CRAVIOLA foi inventada por Paulinho Nogueira, em 1969. Ele fez alguns desenhos e como era muito amigo do Giannini ,o fabricante de violão, levou pra ele que achou a idéia ótima. Então, para resumir a história, a Craviola foi exportada para os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. É um violão com uma forma diferente. Jimmy Page utilizava nos interlúdios em que canta “Stairway to heaven” entre outros instrumentos, uma Craviola.
Agora estou em busca de uma Craviola de náylon para substituir meu violão Condor.
Oração
[Rubis e a Banda do Claro]

Um comentário sobre “Craviola

  1. Olá!
    Adorei o teu blog!
    Queria uma informação, será que pode me ajudar?
    Queria encontrar a música Livre – Léo Artesi, que encontrei a letra aqui http://www.mondovr.com/2006/09/livre.html , para download, ou comprar com algum cd, sabe onde posso encontrá-la? Tem uma versão que é na voz duma mulher, linda, linda essa! faz idéia?? 🙂
    Muito grata desde já
    Luz
    Sibele

    Curtir

Deixe um comentário

