O sobe-desce das Linguagens de Programação

Minha principal linguagem de programação de computadores é o Visual Basic, com seus correlatos VBScript e ASP.

Comecei estudar/programar nessa linguagem em 1995 (talvez… Nem me lembro ao certo…) e pode-se ver pelo gráfico abaixo que o VB estava em plena expansão naqueles tempos, com picos em 2004 e 2008…


Mas o que aconteceu a partir de 2008? O VB começou a perder posições no ranking das linguagens de programação. E adivinhem por que? Sim, a chegada do iPhone e seus aplicativos no mercado.

O iPhone é programado em ObjectiveC. Uma linguagem bem diferente do VB. Certamente mais difícil, e talvez mais poderosa… Olha só o crescimento do objectiveC no mercado:


A partir de 2009, explodiu o uso desta linguagem.

Eu estou fazendo a migração de Visual Basic para o objectiveC. A estrutura das linguagens é bem diferente, assim como as máquinas que rodam esses códigos. O VB “era” destinado para os velhos PCs com Windows, e o objectiveC é direcionado para a mobilidade dos celulares iPhone e sua incrível interface gráfica multitoque. Além dessa ultima linguagem ser orientada a objetos e tal…

Então é isso: assim como todo mundo, eu estou migrando meus conhecimentos para uma nova linguagem. Pena que minha bagagem não acrescenta muita vantagem, além do prazer de sempre descobrir novas coisas complicadas.

Será que o ábaco vai ficar no topo quando vier o balanço?!?

Deixe um comentário

