Li, gostei:

Nunca ninguém, em tempo algum, conseguiu viver acima das possibilidades. Se não é possível não existe. Se existiu é porque era possível, portanto “viver acima das possibilidades” é uma afirmação sem qualquer nexo.

Essa afirmação faz parte da retórica mercantil, uma retórica assente na mentira e na burla. O mercado nunca fez parte da economia.

Ninguém tem de pagar pelo dinheiro, ninguém tem de “ganhar a vida” porque a vida é um fenómeno natural. Ninguém tem de “ganhar a vida” porque ninguém tem de receber para deixar os outros viver. Quem exige receber para deixar os outros viver (aceder aos meios), é obviamente um delinquente. Um agente de mercado é um delinquente. Mas dizer isso hoje, em plena idade média mercantil, é o mesmo que dizer que não é o sol que anda à volta da terra na anterior idade média.

A actual idade média resume-se a uma historieta triste. Consta de uma maioria de indivíduos domesticados ao dinheiro,que fazem tudo pelo dinheiro, e de uma minoria que faz o dinheiro do nada e abusa de tudo e todos através desses domesticados ao dinheiro. A historieta da actual idade média, é a historieta das vontades e abusos de quem tem os adestrados ao dinheiro a obedecer-lhes.

Mercado é um comportamento de crematística, e crematística é a antítese da economia. Mas parece que isso é algo fora do alcance da percepção dos domesticados. Tal como um cão é um animal que não sabe sequer que pode ser dono de si mesmo, ser lobo e viver em função de si e não em função dos humanos; os “trabalhadores” são esses indivíduos que não sabem que podem ser humanos, donos de si mesmos, e viver em função da humanidade e não em função da desumanidade mercantil. Enfim, é idade média actual.

Epicuro

Comentário na página

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2014/11/21/o-sol-roda-a-volta-da-lua/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s