Googol

Já estamos na era do Terabyte e em breve o termo Petabyte (que corresponde a mil terabytes), estará em uso entre os usuários comuns da informática.

Fazendo um rápido flash-back, os disquetes de 3 1/2 polegadas de dupla densidade foram os primeiros a armazenar um pouco mais de um kilobyte (10^3 bytes) de dados.

Depois vimos a chegada dos dispositivos de disco rígido (HD) de algumas dezenas de megabytes (10^6 bytes). Eu ainda tenho um HD de, pasmem, 30 megabytes para o computador Atari ST, que me custou a fortuna de 500 dólares… Rapidamente chegaram os discos de 100, 300, 500 megabytes até a chegada do…

Gigabyte, ou 10^9 bytes. Ou, por extenso: 1.000.000.000. Um seguido de nove zeros. E a ascensão dos gigabytes foi rápida também. Num DVD cabiam pouco menos de 5 gigas. Os HDs foram crescendo em capacidade e vieram os discos de 500, 750 (meu notebook atual tem essa capacidade de disco) até a chegada do primeiro disco de 1 Terabyte.

Um terabyte é igual a 1 seguido de 12 zeros, ou mil gigabytes, ou por extenso 1.000.000.000.000. Meu HD externo de backup tem essa capacidade de armazenamento de dados e está praticamente cheio. Já existem discos de 2, 3 e até 5 terabytes e logo teremos os de centenas de terabytes até chegarmos aos de Petabytes….

Depois dos petabytes virão os exabytes (1^15) e por aí vai…

Apresento-vos agora o GOOGOLbyte um número equivalente a 1 seguido por cem zeros!!! O googol é maior do que o número de átomos estimados do universo , que é da ordem de 1 seguido por 80 zeros.

Sem duvida, com um HD de 1 googolbyte talvez consigamos armazenar todos os dados e informações que compõem o universo .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s